quarta-feira, 19 de agosto de 2009

DIA NACIONAL DE LUTA

21 DE SETEMBRO – DIA NACIONAL DE LUTA DAS PESSOAS COM DEFICI ÊNCIA
POR UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E IGUALITARIA
Este dia foi instituído em 1982 em um encontro nacional de entidades e movimentos de defesa dos direitos das pessoas com deficiência que sentiram necessidade de ter um dia para manifestar, comemorar conquistas realizadas e, reunir novas forças para lutar e garantir direitos de cidadania. Escolhemos esta data pela proximidade com o inicio da primavera, numa analogia entre o nascimento de nossas reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições com a renovação e renascimento da vida que ocorre nesta estação.
Hoje esta data é comemorada em todos os estados, pois passou a fazer parte do calendário oficial reconhecida pela Lei 11.133/2005. É uma data para reflexão e busca de novos caminhos. É um dia de luta pela inclusão social, pela convivência nas ruas, nos parques, escolas, pelo direito ao lazer, ao trabalho, a saúde, a reabilitação, em fim, luta pelo direito a cidadania plena.
É uma data de afirmação de direitos e de diferenças. Reconhecer que as pessoas são diferentes; que umas andam bem, outras andam com muletas ou em cadeira de rodas; uns enxergam bem, outros enxergam pouco ou nada; uns aprendem mais depressa, outros são mais lentos; uns ouvem tudo e outros não ouvem nada ou quase nada e por isso têm dificuldades para se expressarem. Reconhecer e aceitar as diferenças demonstra amadurecimento, pois ser diferente, não é ser “anormal”. As diferenças expressam ritmos, processos e momentos diferentes de todos, e apontam para singularidade de cada um; pois cada um na sociedade é único. As diferenças não justificam a discriminação, o preconceito e a exclusão. As oportunidades têm de ser iguais para todos. O respeito às diferenças, além de ser inerente a todo processo democrático, enriquece a convivência de todos e nos faz crescer como seres humanos.
Portando conclamamos todos, deficientes ou não, para essa luta contra exclusão, pela acessibilidade - pelo exercício da cidadania plena.

AVAPED – Associação de Valorização e Promoção das Pessoas com Deficiência
Rua Julio de Freitas, 520 – Vila Conceição – São João da Boa Vista, SP

DIA 21 DE SETEMBRO – DIA NACIONAL DE LUTA DAS
PESSOAS COM DEFICI ÊNCIA
POR UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E IGUALITARIA
POR ACESSIBILIDADE PLENA
POR CIDADANIA
CONCENTRAÇÃO DA PRAÇA JOAQUIM JOSÉ
DIA 21 DE SETEMBRO DE 2009
APARTIR DAS 10h00min

Nenhum comentário:

Postar um comentário